Viticultura


Viticultura na Herdade da Ajuda

Viticultura na Herdade da AjudaViticultura na Herdade da AjudaViticultura na Herdade da Ajuda

Ao longo do processo de reestruturação das parcelas de vinha tivemos e temos sempre como pressuposto a adaptação da casta as diversas manchas de solos, declive, variabilidade genética conduzindo a um perfil de vinhos distinto.

Detemos uma área total de vinha de 135ha,dos quais, 26ha de castas brancas e o restante 109ha de castas tintas.

Castas Brancas:

Antão Vaz, Arinto, Verdelho, Ugni Blanc, Moscatel Graúdo, Sauvignon Blanc e Semillon

Castas Tintas:

Touriga Nacional, Trincadeira, Castelão, Aragonez, Syrah, Cabernet Sauvignon, Alicante Bouschet e Petit Verdot.

Assim acreditamos, com todos estes ingredientes mencionados, conseguir diferenciação e originalidade dos nossos vinhos.

No que respeita aos vinhos brancos conseguimos fixar uma acidez acentuada, perfil aromático mineral e fresco, com registos de tropicalidade, proporcionando juventude, longevidade e vivacidade aos vinhos produzidos.

Relativamente aos vinhos tintos, apresentam-se com taninos bem estruturados, aromas com grande definição aromática e mineral, características cromáticas intensas e acidez agradável, potenciando uma definição evolutiva equilibrada.

Com a influência Atlântica, afeta positivamente a evolução das maturações, permitindo contrariando efeitos de “stress hídrico severo” e uma moderação e modelação no teor alcoólico dos vinhos obtidos bem como um incremento das características de frescura e mineralidade tão apreciadas.

A Orografia ondulada e fator influenciador nos microclimas fundamentais à diferenciação dos produtos obtidos da terra.

A orientação dominante solar das parcelas de vinha (NW a SE), proporciona uma maior resolução fotossintética, arejamento e intensidade de luz, conduzindo a maturações homogéneas.